sábado, 11 de outubro de 2008

Distância Vs Sensibilidade

Adaptado de Luis Angosto R. (disponível em: http://www.guw.cl.).
Por Rogério de Moura Assis


Ao projetarmos uma rede wireless para comunicação a certa distancia nos preocupamos basicamente com: a potencia dos transmissores, ganho das antenas e perdas com cabos e conectores. Raras vezes consideramos a sensibilidade do receptor.

Esse parâmetro significa o quanto debilitado pode ser o sinal recebido sem prejudicar o processamento. Este valor e expresso geralmente em dBm com relação a uma velocidade de dados. Por exemplo, -82 dBm @ 11 Mbps.

Para simplificar a explicação recorremos ao gráfico, gerado utilizando informações técnicas extraídas dos folhetos publicados pelos fabricantes dos equipamentos. Neste caso para melhor exemplificação consideramos um e Access Point e um Adaptador USB, ambos fabricados pela Dlink e um cartão PCMCIA, fabricado pela Engenius. Os dois primeiros equipamentos foram selecionados ao acaso e o terceiro, porque pensamos se tratar de uma boa amostra, para os efeitos deste artigo.



No gráfico, o eixo X indica a distancia em Km. O eixo Y indica o ganho do sistema de antenas incluindo as perdas com cabos e conectores de ambos os lados do enlace. Considerou-se ainda a potencia de transmissão de 15dBm ou 30 miliwatts.

A curva de cor branca corresponde ao cartão Engenius, modelo NL-2511 CD+ EXT2 que tem uma sensibilidade de -98 dBm @ 11 Mbps, a curva Azul corresponde ao adaptador USB Dlink modelo DWL-120+, cuja sensibilidade é de -84 dBm @ 11 Mbps, e a curva de cor laranja representa o Access Point Dlink modelo DL-624 com sensibilidade de -82 dBm @ 11 Mbps.

Qualificados os elementos que constituem o gráfico, traçamos uma linha reta imaginaria paralela ao eixo X com inicio no ponto 20. este ponto nos indica que a ganância do sistema de antenas será de 20 dBm. Esta reta imaginaria corta a curva Laranja na seção 1.5. A interseção da curva Azul se dá no ponto 1.8. A curva branca e interceptada no ponto 3.1.
Isto significa que, dependendo do equipamento usado, teoricamente poderíamos estabelecer um enlace a 1.5, 1.8, ou 3.1 km., respectivamente.

Fazendo a mesma analise, agora partindo do ponto 30 as distancias alcançadas seriam respectivamente de 4.7, 5.6 e 9.9 km.
Iniciando-se agora pelo ponto 35, conseguiremos: 8.4, 10 e 17.6 km. e assim sucessivamente.

As analises nos permitem concluir que, para os parâmetros definidos no primeiro gráfico, é muito importante considerar a sensibilidade do receptor em nossos projetos, pois a diferença favorável de 2dB no receptor, nos permite um enlace 16% maior em distancia, se esta diferença a favor for de 6 dB então duplicaremos esse ganho.

Creative Commons License
Distância Vs Sensibilidade by Rogerio de Moura Assis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.guw.cl.

Nenhum comentário: